Victor Almeida Engenheiro Civil Master

victor_almeida40@Hotmail.com

A IMPORTÂNCIA DO MEIO AMBIENTE


POSTADO EM 26/05/2016 


Há pouco menos de 30 anos o astronauta Russo YOURI GAGARIN foi o primeiro homem a sair no espaço sideral. Ele se extasiou com o que viu e chegou a exclamar O Planeta Terra é azul e muito bonito. Pouco depois Armstrong e Aldwin desembarcaram do Apollo 11 e caminharam sobre a superfície lunar. A eles devemos excelentes fotografias do nosso corpo Celeste.
A Terra é, realmente muito bonita. Pena que o Homem frequentemente se classifica como um depredador da natureza,

POSTADO EM 27/05/2016

Recebemos de nossos avós uma Terra melhor do que a que vamos deixar para nossos netos. Neste século presenciamos a destruição progressiva de solos férteis, o avanço do fenómeno da
desertificação, a poluição das águas, a deterioração da atmosfera, a extinção de espécies animais.
O Homem passou a usar a água como meio de transporte para dejetos e rejeitos. O solo está sendo prejudicado pela acumulação do lixo e a poluição atmosférica tem sido a causa de danos generalizados. Até quando? 

POSTADO EM 30/05/2016

Essa tendência de degradação progressiva foi pressentida há mais de um século. Em 1866 o naturalista alemão Haeckel introduziu o termo "ECOLOGIA' para significar o estudo das relações entre os organismos e o meio em que vivem (a palavra deriva de "oikos" que significa casa, no sentido de referir-se ao meio ambiente).
Muitos anos decorreram até que se levasse mais a sério o espirito de preservação do nosso meio.
O conjunto dos Organismos e o ambiente em que vivem, incluindo o Homem que atua nesse meio, constituem um "ECOSSISTEMA".

POSTADO EM 07/06/2016

Um dos primeiros livros sobre o assunto foi publicado na Dinamarca em 1892. Trata-se da obra, Lagoa Santa no Brasil, somente traduzida para o Português muitos anos depois. Isto não é de se estranhar porque a notável obra de Saturnino de Brito, sobre o traçado Urbano, até hoje permanece na edição original Francesa, pouco conhecida em nosso País.

POSTADO EM 04/10/2016

Não podemos deixar de mencionar que o Brasil recebeu uma das primeiras legislações sobre o meio ambiente em todo o Mundo. Trata-se do regimento de Minas feito e promulgado em 1618 pelo Rei Felipe III: "O mineiro que viesse a lançar impurezas em um curso d'água respondia pelos danos que pudessem resultar"
Infelizmente os danos aconteceram muitas vezes e continuam a acontecer, passados 397 anos.
Para dar um exemplo singelo e claro daquilo que pode acontecer a um ecossistema quando se altera as condições de equilíbrio, pode-se recorrer a uma historia curiosa que aconteceu com a ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE.
Na década de 50, quando se procurou erradicar a malária que grassava na grande ilha de BORNÉU, República da Indonésia, mediante a aplicação massiva de DDT, aconteceram os seguintes fatos:
-Com a aplicação generalizada do inseticida morrem os mosquitos e outros insetos, permanecendo vivas muitas baratas, mais resistentes, que ficaram, porem, com resíduos de DDT, no organismo;
-Os lagartos que comeram essas baratas tornaram-se fáceis presas dos gatos;
-Os gatos, sendo pouco resistentes ao inseticida, acabaram morrendo;
-Na falta de gatos, aumentou muito o nº. de ratos e com estes começaram a surgir moléstias;
-A solução foi importar gatos e lançá-los de pára-quedas em diferentes partes da Ilha;
-Os novos gatos começaram a acabar com os lagartos restantes, reduzindo a quantidade de ratos;
-Tudo parecia estar resolvido até que as casas populares, que tinham paredes divisórias e coberturas de palhas, começaram a ruir.
Uma pesquisa mostrou ser a causa da destruição um grande numero de traças que antes eram comidas pelos lagartos, mas que, na falta destes, multiplicaram-se e passaram a devorar as palhas das habitações;
-Aí chegou a hora de importar lagartos e recomeçar tudo novamente....
Como se vê, as coisas muitas vezes se complicam.

POSTADO EM 08/10/201
Atualmente, vem ocorrendo um interesse cada vez maior pela ecologia e pela proteção do meio ambiente. Muitas associações foram criadas e até mesmo partidos políticos tem sido constituídos em defesa do verde.
No Brasil a agressão ao meio ambiente se manifesta em diferentes áreas e de diversas formas:

a) Prejuízos contínuos ao solo
  • Má ocupação
  • Má utilização
  • Erosão
  • Poluição (esgoto e lixo)
  • Salinização do solo
b) Poluição das águas

  • Carga sólida
  • Efluentes de esgotos
  • Resíduos industriais
  • Eutrofização
c) Poluição atmosférica
  • Fumaças, gases e impurezas
  • Chuvas ácidas
d) Prejuízos à flora e à fauna
  • Desflorestamento
  • Extinção de espécies animais
  • Pesca predatória (aquela que tira pouco aproveitamento do pescado e elimina desnecessariamente reprodutores)
É dever da nossa geração reverter essa situação.

POSTADO EM 22/10/20016

SAÚDE, SANEAMENTO E BEM-ESTAR
No início da década de 70, a OMS - Organização Mundial da Saúde estabeleceu o conceito mais amplo de Saúde, considerando-a não apenas a ausência da doença ou da infecção, mas também o bem-estar físico, mental e social do Homem.

A mesma Organização estima que pelo menos dez mil pessoas falecem por dia em consequência de acidentes e doenças causadas por falta de habitação adequada e de serviços essenciais de água potável
e esgotos sanitários.
Nos países em desenvolvimento avaliou-se que aproximadamente 80% dos leitos hospitalares vêm sendo ocupados por pacientes com doenças causadas direta ou indiretamente pela água de má qualidade e por falta de saneamento.

Continua em 29/10/2016 desculpem estive fora do ar por motivos FORTUITOS.

POSTADO EM 13/11/20016
Daí, pode-se inferir a amplitude da Engenharia Sanitária e seu papel fundamental para assegurar a saúde, o bem estar, a produtividade e o desenvolvimento de um País como o nosso.

Para se avaliar os resultados a serem alcançados através de um bom programa de abastecimento de água pode-se rememorar o conhecido "Fenômeno Mills Reincke", no fim do século passado o engenheiro Hiran F. Mills, da famosa estação experimental de Lawrence, Estados Unidos, juntamente com o especialista de Saúde Pública de Hamburgo, J.J. Reincke, verificaram a existência de uma correlação entre a redução de mortalidade por febre tifoide e a redução de mortes devidas a outras enfermidades. Esse efeito multiplicador de resultados foi estudado quantitativamente por Allen Hazen, o grande engenheiro sanitário.

Hazen que quando se reduza mortalidade por febre tifóide mediante a distribuição de água de boa qualidade, provavelmente se reduz, por duas a três vezes a mortalidade devida a outras enfermidades. Como exemplo particular, esse efeito se observa com a mortalidade infantil.

Esse grande achado amplia consideravelmente a expectativa de resultados que podem ser esperados do saneamento.

É interessante mencionar que alguns trabalhos publicados ressaltam bem as vantagens econômicas que podem resultar os programas de saneamento. Um desses trabalhos é o de L.H. Winslow, publicado pela OMS em 1951 sob o título "The cost of sickness ande the price of health".

Alguns países já desenvolveram planos e programas de obras sanitárias com apoio em resultados econômicos que podem ser alcançados cotejando-se o valor da saúde para produtividade e o custo das doenças a nível nacional.

Um desses países foi a Venezuela, onde os estudos foram realizados pelos engenheiros Edmund G. Wagner e Luis Vanoni l. O importante plano venezuelano foi realizado e os resultados obtidos podem ser considerados espetaculares.

Próxima semana: Doenças relacionadas com a falta de Saneamento


Fonte: EDITORA PINI

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog